Plano de Ação: por que fazer?

11/09/2019
Por: Juliana Menegazzi

Consultor, você já deve ter ouvido falar em Plano de Ação, mas afinal o que é isso, em que momento devemos fazer e como fazer corretamente?

Um plano de ação nada mais é do que uma forma estabelecida e organizada a ser seguida para atingir um objetivo. O plano de ação indicará as pessoas envolvidas no processo e suas respectivas responsabilidades, também irá acompanhar o andamento das tarefas para que se atinja o desejado.

Ele pode ser utilizado para garantir que nenhuma tarefa seja deixada para trás. O plano de ação é feito de maneira bem objetiva, como se fosse uma lista de tarefas. Veja abaixo 6 passos para criar um bom plano de ação:

1. Saiba claramente qual resultado pretende

2. Crie metas possíveis de serem mensuradas

3. Liste as etapas que devem ser realizadas

4. Divida grandes metas em etapas menores

5. Defina prazos para cada etapa

6. Acompanhe o andamento das atividades

É muito importante que todos os envolvidos na tarefa/objetivo estejam cientes da importância desse objetivo, tenham entendido claramente qual sua participação e que se orientem pelo plano de ação estabelecido.

Os consultores de alimentos podem realizar planos de ação para não conformidades, sejam estruturais ou operacionais. Algumas perguntas que devemos fazer para estabelecer o plano de ação são: o que será feito, quando começa, prazo para o término, onde será realizado, quem fará e até mesmo quanto custará.

No nosso software Food Checker você cria plano de ação de forma rápida, com estrutura padronizada e de maneira bem fácil.

Envolva seu cliente no desenvolvimento de um plano de ação, assim evita desencontro de informações e gera maior envolvimento de todos.