O que é a Toxoplasmose?

13/05/2019
Por: Juliana Menegazzi

A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita chamado Toxoplasma gondii e não é contagiosa. O parasita Toxoplasma pode persistir por longos períodos de tempo nos corpos de humanos (e outros animais), possivelmente até por toda a vida. Daqueles que estão infectados, no entanto, muito poucos têm sintomas porque o sistema imunológico de uma pessoa saudável geralmente impede que o parasita cause doenças. No entanto, mulheres grávidas e indivíduos que tenham o sistema imunológico comprometido devem ser cautelosos; para eles, uma infecção por Toxoplasma pode causar sérios problemas de saúde.

Como ocorre a infecção por Toxoplasma?

- Via oral (ingestão de alimentos e água contaminados)

Congênita (transmitido de mãe para filho durante gestação), sendo raros os casos de transmissão por inalação de aerossóis contaminados, inoculação acidental, transfusão sanguínea e transplante de órgãos.

Sintomas

Algumas pessoas que têm toxoplasmose podem sentir como se tivessem uma “gripe” com inchaço dos gânglios linfáticos ou dores musculares e dores que podem durar um mês ou mais. 

A toxoplasmose grave, causa danos ao cérebro, olhos ou outros órgãos, pode se desenvolver a partir de uma infecção aguda por Toxoplasma ou uma que tenha ocorrido mais cedo na vida e agora é reativada. A toxoplasmose grave é mais provável em indivíduos que têm sistemas imunológicos fracos, embora ocasionalmente, mesmo pessoas com sistemas imunológicos saudáveis ​​possam sofrer danos oculares pela toxoplasmose.

Os sinais e sintomas da toxoplasmose ocular podem incluir visão reduzida, visão turva, dor (geralmente com luz forte), vermelhidão do olho e, às vezes, lacrimejamento.

A maioria das crianças que estão infectadas enquanto ainda no útero não apresentam sintomas no nascimento, mas podem desenvolver sintomas mais tarde na vida. Uma pequena porcentagem de recém-nascidos infectados tem graves lesões oculares ou cerebrais no nascimento.

As pessoas com maior probabilidade de desenvolver toxoplasmose grave incluem:

Bebês nascidos de mães recém-infectadas com Toxoplasma gondii durante ou logo antes da gravidez. 

- Pessoas com sistema imunológico gravemente enfraquecido, como indivíduos com AIDS, aqueles que tomam certos tipos de quimioterapia e aqueles que receberam recentemente um transplante de órgão.

Tratamento

Uma vez confirmado o diagnóstico de toxoplasmose, você e seu médico podem discutir se o tratamento é necessário. Em uma pessoa saudável que não está grávida, o tratamento geralmente não é necessário. Se os sintomas ocorrem, eles geralmente desaparecem dentro de algumas semanas a meses. Para mulheres grávidas ou pessoas com sistema imunológico enfraquecido, medicamentos estão disponíveis para tratar a toxoplasmose.

Como prevenir a Toxoplasmose?

- Evite comer alimentos crus e higienize bem as verduras e legumes 

- Lave bem as mãos após manipular carnes cruas e antes das refeições

- Após contato com gatos, lave bem as mãos

- Mantenha seu gato alimentado para que ele não precise caçar e não dê carne crua

- Limpe frequentemente a caixa de dejetos do gato

- Cães também podem transmitir toxoplasmose ao sujarem o pelo onde haja fezes de gato

- controle ratos e insetos, descartando corretamente o lixo

- Lave bem as mãos e unhas após trabalhar na terra, horta ou jardim